FILTRO REMOÇÃO DE FERRO e MANGANÊS

Os FILTROS DE REMOÇÃO DE FERRO E MANGANÊS removem teores de ferro e de manganês de água de poços artesianos em etapa única, operando em fluxo descendente com um leito filtrante misto composto de areia de rio lavada e seca e composto de alta atividade catalítica a base de manganês tecnicamente selecionado, processado, esterilizado e ativado.

O volume do leito filtrante, com elevada vida útil de até 10 anos, é calculado de modo a permitir um tempo de residência mínimo de 6 minutos para se obter os resultados esperados.

Para águas destinadas ao consumo humano a aplicação de solução de hipoclorito de sódio antes da entrada no filtro acelera o processo.

Nos casos de água para processo onde o cloro é prejudicial, a não aplicação do mesmo em nada prejudica o resultado. A operação de retrolavagem deverá sempre ser efetuada com água limpa em vazão superior a 1,5 vez a de operação de modo a assegurar a total remoção do leito filtrante dos materiais retidos, uma vez que o peso especifico dos elementos filtrantes é bastante elevado.

Os filtros em formato cilíndrico vertical à pressão são de construção robusta em aço carbono revestidos com epóxi de alta espessura. Opcional em aço inoxidável ou fibra de vidro.

Quadro de manobras frontal com apenas quatro válvulas manuais, sempre duas abertas e duas fechadas facilitam a operação. Opcionalmente as válvulas poderão ser automáticas.

Indicadores de pressão, tipo manômetro, inclusos no fornecimento, permitem o controle da perda de carga para indicar o momento correto da retrolavagem.