Redução de carga orgânica em lagoas ou tanques
Empregados nos mais diversos processos de tratamento de efluentes e resíduos industriais, sejam eles biológicos, químicos ou físicos.

Tem como função fornecer oxigênio de forma homogênea e continua à biomassa em processos de nitrificação biológica, remoção biológica de nutrientes e processos de oxidação de carga orgânica dos mais variados tipos, em processos de mistura, equalização, flotação e digestão aeróbia.

Sua vasta aplicação, aliado ao fato de ser mais moderno e eficiente do que outros sistemas de aeração, torna o sistema de aeração por ar difuso o mais utilizados pela indústria mundial.

Veja a seguir as principais vantagens dos sistemas de aeração por ar difuso:
Menor consumo de energia elétrica
O sistema por ar difuso consome até 60% menos energia do que aeradores mecânicos.
Como resultado, a diferença do investimento para aquisição, a maior em relação a um sistema com aeradores mecânicos, é recuperada em menos de 1 ano.
Flexibilidade
A alternativa de utilização de sistemas removíveis permite a instalação ou manutenção sem a necessidade de esvaziamento do tanque ou lagoa.
Melhor decantação do efluente
A mistura por sistema de ar difuso é mais suave e não quebra os flocos, facilitando o processo de decantação
Maior transferência de oxigênio
Com a instalação no fundo do tanque ou lagoa, assegura-se maior transferência de oxigênio devido ao maior tempo de contato entre o oxigênio e a biomassa.
Melhor mistura
Devido à instalação de forma homogênea do sistema no fundo do tanque ou lagoa, o sistema de aeração apresenta mistura realmente mais eficiente, impossibilitando a sedimentação de sólidos suspensos.
Não produz aerossóis
Com a instalação e operação do sistema no fundo do tanque ou lagoa, não provoca aerossóis, eliminando a possibilidade de arraste de material fecal e bactérias no ar.
Baixa poluição sonora
Baixo ruído gerado pelos sopradores, instalados em cabines ou câmaras específicas.

MODELOS

PARTES

Os difusores são alimentados por tubulação (ramal) fixa, fabricada em PVC e apoiada no fundo do tanque. Cada ramal alimentará uma quantidade adequada de difusores, proporcionando excelente mistura e aeração de toda a massa líquida. O conjunto de ramais serão alimentados por uma tubulação principal que estará unida à tubulação metálica, distribuidora do ar proveniente dos sopradores, através de flangeamento (ou tubulação flexível em PVC). Os suportes de fixação serão em aço inox 304, possibilitando fácil instalação, regulagem da tubulação e compensação de dilatação diferencial.
Para a condução do ar, dos sopradores até o sistema de difusores de ar, no interior do(s) tanque(s), são utilizadas tubulações metálicas, com os diâmetros necessários para se obter a perda de carga adequada, garantindo o equilíbrio na distribuição do ar. Toda a tubulação distribuidora e conexões serão em aço carbono galvanizado ou aço inoxidável. A tubulação também conterá válvulas de bloqueio, necessárias para a adequada distribuição do ar, no interior do tanque
O soprador de ar, necessário ao sistema de ar difuso, é volumétrico tipo Roots. Os sopradores de ar serão fornecidos completos, equipados com motor elétrico, silenciadores, filtros, válvulas de segurança e retenção, suportes anti-vibratório e base de acoplamento. Nota: Caso seja necessário, o painel elétrico poderá ser previsto no escopo de fornecimento.