Biosis entrega sistema de remoção de lodo WasserTrack® para SAAE Sorocaba

Com prazo de conclusão previsto para fevereiro de 2020, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município de Sorocaba (SP) está construindo uma nova Estação de Tratamento de Águas em um terreno de 166 mil m2 no bairro Parque Vitória Régia. Essa unidade ampliará a capacidade de oferta de água tratada atualmente instalada no município, dos atuais 2.500 litros por segundo para 3.250 litros por segundo em uma primeira etapa. Está prevista uma ampliação futura dessa unidade, o que levará a capacidade para cerca de 4.000 litros por segundo e a definitiva independência hídrica de Sorocaba.

A atual capacidade instalada representa a soma das duas ETAs atualmente em operação: Éden e Cerrado. Nessa última, foi colocado em funcionamento em setembro de 2016 um sistema de remoção de lodo modelo WasserTrack®, fornecido pela Biosis, o qual encontra-se em pleno funcionamento até hoje. Segundo informativo do próprio SAAE, a partir da instalação desse equipamento, vem se economizando um total de 60 milhões de litros de água tratada por mês pois, antes da entrada em operação do novo sistema, os três tanques de decantação da maior unidade produtora de água tratada da cidade precisavam ter toda a água esgotada para que fosse possível remover o lodo resultante do processo de tratamento, que se deposita no fundo. Essa operação era realizada quinze vezes por mês, alternadamente em todos os tanques, que têm capacidade para 4 milhões de litros cada um. Agora, essa remoção do lodo está sendo realizada com os decantadores cheios de água, sem a necessidade de esvaziá-los, visto que o novo sistema utiliza um mecanismo que percorre o fundo dos tanques, fazendo a sucção do lodo formado pelas impurezas contidas na água bruta que está sendo tratada.

Devido às vantagens operacionais e econômicas associadas ao equipamento, o sistema de remoção de lodo WasserTrack® foi aprovado no projeto da nova ETA Vitória Régia. A Biosis, cumprindo rigorosamente os prazos e custos estipulados em contrato, entregou no dia 11 de julho de 2019 o equipamento completo, aguardando agora a ocasião oportuna para montagem.

Fale conosco

(11) 2613-8928
(11) 97577-3746

biosis@biosis.eco.br

Onde nos encontrar

Av. Gen. Valdomiro de Lima, 647
Jabaquara – São Paulo – SP
CEP 04344-070