Removedor de Lodo Submerso

Removedor de Lodo Submerso

O Removedor opera por sucção, aspirando o lodo sedimentado no fundo do decantador evitando seu acúmulo. O volume gerado pela precipitação de floculados é removido do tanque, através de tubulação de afastamento abaixo da linha d’água, de forma rápida, segura e higiênica.

O Removedor é um equipamento robusto, durável e demanda baixa manutenção. É composto por uma estrutura submersa de tubos, perfis e cabos em aço inoxidável, que se movimentam pela extensão do tanque de decantação. A movimentação ocorre sobre rodízios, dispensando o uso de trilhos e tubos telescópicos o que evita travamentos, descarrilamentos e empenamentos. Esses rodízios, assim como os tampões de vedação e os sifões de aspiração são fornecidos em plásticos de engenharia.

Ele também promove economia de energia durante sua operação. A aspiração utiliza a energia hidráulica gerada pela diferença de cota entre a linha d’água e a tubulação de afastamento, normalmente, dispensando o uso de bombas de sucção. Seu movimento de vai-e-vem é suave, sendo suficiente um conjunto motoredutor de baixa potência para o tracionamento. A aspiração do lodo ocorre tanto na ida quanto na volta, evitando desperdícios de energia com movimentos ineficientes.

Instalação de duas unidades autônomas de Removedores em um único tanque:

O Removedor é modular e supre qualquer tanque de decantação retangular de ETA, com o mínimo de alteração. Cada estrutura submersa pode ter largura de 3,0 m a 9,0 m e atende a um comprimento de tanque de até 40 m, atuando como módulo independente. Tanques maiores são cobertos utilizando uma combinação de módulos individuais. As estruturas submersas ocupam menos de 0,3 m de altura em relação ao fundo do tanque, portanto podem ser instaladas em decantadores de alta taxa equipados com módulos de decantação, sem qualquer interferência estrutural.

Apresenta operação simples e flexível. Cada equipamento possui seu próprio painel de controle equipado com PLC e interface IHM, que permite parametrização da rotação do variador de velocidade do motor e dos tempos de parada da unidade submersa, tanto na ida quanto na volta, além de controlar a atuação da válvula de descarga do lodo. Opcionalmente, para instalações que demandam diversas unidades em operação conjunta, existe a possibilidade de instalar um painel controlador geral, aumentando o nível de automação do processo.

Onde nos encontrar

Av. Gen. Valdomiro de Lima, 647
Jabaquara – São Paulo – SP
CEP 04344-070