De concepção técnica avançada e simplicidade operacional, o sistema flutuante, é de fácil instalação, sem necessidade de se esvaziar o tanque, permitindo obter máxima eficiência de aeração, utilizando difusores tubulares com membranas de bolhas finas.
Cada sistema é composto de manifold, construído em aço galvanizado ou aço inox, onde estão montados os difusores tubulares. Este manifold tem em uma de suas extremidades a alimentação de ar através de mangueira flexível, que por sua vez está ligada à tubulação de alimentação em PEAD.
Este sistema é dimensionado para atender a cada projeto em particular, para qualquer formato de tanque, com a quantidade adequada de difusores tubulares.
O Sistema de Aeração por Ar Difuso modelo BioFlex é do tipo suspenso e tem construção robusta com dupla entrada para melhor distribuição do ar e de cargas de tensão. Sua instalação e manutenção são realizadas sem a necessidade de esvaziar o taque ou lagoa.
Os difusores modelos BioFlex são compostos por tubos em plásticos específicos (máximo de 5 tubos) formando uma grade de aeração suspensa. As extremidades dos tubos difusores são fixadas em manifolds de aço inoxidável contendo caixas de lastro acopladas.
Através das mangueiras verticais de distribuição conectadas aos dois pontos de alimentação nos manifolds, as grades ficam suspensas e adequadamente distantes do fundo do tanque ou lagoa, com contrapesos adequados. Os difusores BioFlex são instalados em ramais flutuantes em PEAD, compondo as cadeias oscilantes.
Vantagens do sistema BioFlex:
Entre as vantagens do sistema BioFlex, destacam-se: possibilidade de ampliação ou redução do número de difusores no conjunto em função da alteração da necessidade de ar no reator, atrelada diretamente à produção fabril. Menor oscilação do conjunto através da suavização na distribuição de ar ao longo do corpo dos difusores. Abrangente capacidade de aeração e transferência de oxigênio com modelos que compreendem um range de vazão entre 10 a 60m3/h, com tubos de 1045mm e 20 a 100m3/h a tubos de 1645mm.