Redução de carga orgânica em lagoas ou tanques
Empregados nos mais diversos processos de tratamento de efluentes e resíduos industriais, sejam eles biológicos, químicos ou físicos.
Tem como função fornecer oxigênio de forma homogênea e continua à biomassa em processos de nitrificação biológica, remoção biológica de nutrientes e processos de oxidação de carga orgânica dos mais variados tipos, em processos de mistura, equalização, flotação e digestão aeróbia.
Sua vasta aplicação, aliado ao fato de ser mais moderno e eficiente do que outros sistemas de aeração, torna o sistema de aeração por ar difuso o mais utilizados pela indústria mundial.
Veja a seguir as principais vantagens dos sistemas de aeração por ar difuso:
O sistema por ar difuso consome até 60% menos energia do que aeradores mecânicos.
Como resultado, a diferença do investimento para aquisição, a maior em relação a um sistema com aeradores mecânicos, é recuperada em menos de 1 ano.
A alternativa de utilização de sistemas removíveis permite a instalação ou manutenção sem a necessidade de esvaziamento do tanque ou lagoa.
A mistura por sistema de ar difuso é mais suave e não quebra os flocos, facilitando o processo de decantação
Com a instalação no fundo do tanque ou lagoa, assegura-se maior transferência de oxigênio devido ao maior tempo de contato entre o oxigênio e a biomassa.
Devido à instalação de forma homogênea do sistema no fundo do tanque ou lagoa, o sistema de aeração apresenta mistura realmente mais eficiente, impossibilitando a sedimentação de sólidos suspensos.
Com a instalação e operação do sistema no fundo do tanque ou lagoa, não provoca aerossóis, eliminando a possibilidade de arraste de material fecal e bactérias no ar.
Baixo ruído gerado pelos sopradores, instalados em cabines ou câmaras específicas.
Partes
Os difusores são alimentados por tubulação (ramal) fixa, fabricada em PVC e apoiada no fundo do tanque. Cada ramal alimentará uma quantidade adequada de difusores, proporcionando excelente mistura e aeração de toda a massa líquida. O conjunto de ramais serão alimentados por uma tubulação principal que estará unida à tubulação metálica, distribuidora do ar proveniente dos sopradores, através de flangeamento (ou tubulação flexível em PVC). Os suportes de fixação serão em aço inox 304, possibilitando fácil instalação, regulagem da tubulação e compensação de dilatação diferencial.
Para a condução do ar, dos sopradores até o sistema de difusores de ar, no interior do(s) tanque(s), são utilizadas tubulações metálicas, com os diâmetros necessários para se obter a perda de carga adequada, garantindo o equilíbrio na distribuição do ar. Toda a tubulação distribuidora e conexões serão em aço carbono galvanizado ou aço inoxidável. A tubulação também conterá válvulas de bloqueio, necessárias para a adequada distribuição do ar, no interior do tanque
O soprador de ar, necessário ao sistema de ar difuso, é volumétrico tipo Roots. Os sopradores de ar serão fornecidos completos, equipados com motor elétrico, silenciadores, filtros, válvulas de segurança e retenção, suportes anti-vibratório e base de acoplamento. Nota: Caso seja necessário, o painel elétrico poderá ser previsto no escopo de fornecimento.
Sistema de Aeração por Ar Difuso Fixo
Ramais distribuidores de ar fixos no piso do tanque
O sistema de aeração tipo fixo fornecido pela BIOSIS, é composto de ramais distribuidores de ar fixos no piso do tanque, equipados com difusores tubulares, com membranas elásticas que geram bolha finas, para máxima eficiência de oxigenação.
Tipos de Sistemas Fixos
O sistema de aeração por ar difuso tipo fixo é empregado nas mais variadas modalidades de aplicação e, quando necessário, promove mistura homogênea.
Gera purgamento automático para maior flexibilidade e confiabilidade operacional, com todos os tipos de difusores de ar, bolha fina ou bolha grossa, circular ou tubular, e representa o que existe de mais alto nível de eficiência em termos de transferência de oxigênio e baixo consumo de energia.
Esta configuração de sistema é indicada para aplicação em todos os tipos de lagoas ou tanques de concreto, metálicos, fibra de vidro (PRFV) ou termoplásticos.
Sistema de Aeração por Ar Difuso Flutuante
Aplicações sem esvaziamento
Utilizado em várias aplicações com muitos benefícios, como a facilidade de instalação, sem ter que esvaziar a lagoa.
Isso permite que o sistema continue a operar e os difusores possam ser instalados sobre fundos irregulares, eliminando a necessidade de dragagem.
Incluem o baixo custo de instalação e o fácil acesso para a manutenção. O sistemas flutuante vem tendo cada vez mais aceitação em todo o mundo, em aplicações municipais e industriais, utilizados no tratamento biológico e mistura.
Aplicação
Lagoas em terra ou revestidas, são boas aplicações para sistemas com difusores flutuantes.
Conceito:
Permite instalação em tanques existentes sem necessidade de esvaziá-los.
Tanques ou lagoas que têm depósitos de lodo, ou fundos irregulares podem fazer bom uso dos sistemas de aeração com difusores flutuantes.
Os conjuntos instalados a uma distância fixa abaixo da superfície líquida, produzem pressão uniforme e permitem uma distribuição adequada do ar, ainda que o fundo do tanque tenha pequenas variações de nível.
O sistema de aeração flutuante permite 100% de acesso a todos os componentes sem a necessidade de esvaziar o tanque e sem interromper o processo de tratamento.
Os modelos de sistema com ramais flutuantes possuem flexibilidade na instalação e operação.
Os sistemas de aeração flutuante geralmente envolvem custo reduzido de instalação.
De concepção técnica avançada e simplicidade operacional, o sistema flutuante, é de fácil instalação, sem necessidade de se esvaziar o tanque, permitindo obter máxima eficiência de aeração, utilizando difusores tubulares com membranas de bolhas finas.
Cada sistema é composto de manifold, construído em aço galvanizado ou aço inox, onde estão montados os difusores tubulares. Este manifold tem em uma de suas extremidades a alimentação de ar através de mangueira flexível, que por sua vez está ligada à tubulação de alimentação em PEAD.
Este sistema é dimensionado para atender a cada projeto em particular, para qualquer formato de tanque, com a quantidade adequada de difusores tubulares.
O Sistema de Aeração por Ar Difuso modelo BioFlex é do tipo suspenso e tem construção robusta com dupla entrada para melhor distribuição do ar e de cargas de tensão. Sua instalação e manutenção são realizadas sem a necessidade de esvaziar o taque ou lagoa.
Os difusores modelos BioFlex são compostos por tubos em plásticos específicos (máximo de 5 tubos) formando uma grade de aeração suspensa. As extremidades dos tubos difusores são fixadas em manifolds de aço inoxidável contendo caixas de lastro acopladas.
Através das mangueiras verticais de distribuição conectadas aos dois pontos de alimentação nos manifolds, as grades ficam suspensas e adequadamente distantes do fundo do tanque ou lagoa, com contrapesos adequados. Os difusores BioFlex são instalados em ramais flutuantes em PEAD, compondo as cadeias oscilantes.
Vantagens do sistema BioFlex:
Entre as vantagens do sistema BioFlex, destacam-se: possibilidade de ampliação ou redução do número de difusores no conjunto em função da alteração da necessidade de ar no reator, atrelada diretamente à produção fabril. Menor oscilação do conjunto através da suavização na distribuição de ar ao longo do corpo dos difusores. Abrangente capacidade de aeração e transferência de oxigênio com modelos que compreendem um range de vazão entre 10 a 60m3/h, com tubos de 1045mm e 20 a 100m3/h a tubos de 1645mm.
Sistema de Aeração por Ar Difuso Removível
Aplicações em Tanques ou Lagoas
A configuração de sistema de aeração removível é recomendada para aplicações em tanques ou lagoas (em terra ou revestidos).
Apresenta importante vantagem de permitir facilidade de instalação e manutenção sem esvaziar o reator.
Pode ser utilizado com fundos irregulares, aplicação em profundidades parciais, processos de lodos ativados e processos de desnitrificação com criação de zonas anóxicas.
Tipos de Sistemas Removíveis
Os sistemas do tipo removível possuem manifolds em aço que ficam apoiados no fundo do tanque devido ao seu próprio peso, possibilitando montagem segura e manutenção simples sem esvaziamento do tanque.
Utiliza materiais de grande durabilidade e resistência mecânica, permitindo que os difusores trabalhem próximo ao fundo do tanque, garantindo maior eficiência de oxigenação e maior capacidade de mistura do lodo biológico formado.
SKID
O sistema de ar difuso removível modelo Skid é composto por grade metálica (aço carbono ou inox) equipada com difusores tubulares montados sobre tubulação de distribuição de ar.
Cada grade de aeração permanecerá apoiada no fundo do tanque pelo peso próprio e contém 4 cabos de aço inox fixados na borda do tanque através de um olhal em aço inox, para permitir sua remoção para limpeza e manutenção
Aplicação:
– A configuração deste sistema é recomendada para aplicações em tanques de concreto;
– Aplicação de aeração em profundidades parciais;
– Processos de lodos ativados ;
– Processos de desnitrificação com criações de zonas anóxicas.
Benefícios:
– Facilidade na instalação;
– Manutenção sem esvaziar o reator;
– Pode ser utilizado em tanques com fundos irregulares;
Onde nos encontrar
Av. Gen. Valdomiro de Lima, 647
Jabaquara – São Paulo – SP
CEP 04344-070