Pular para o conteúdo

BIOSIS Saneamento Ambiental

Como tratar a água dura?

  • por

O evento responsável pela água dura é a composição da água com alto teor de minerais, formada quando a água se infiltra através de depósitos de calcário, giz ou gesso, que são amplamente constituídos por carbonatos de cálcio e magnésio, bicarbonatos e sulfatos. Isso pode representar problemas críticos em ambientes industriais, onde a dureza da água causa incrustações na tubulação levando a problemas sérios em Caldeiras, Torres de Resfriamento e outros equipamentos que manuseiam água.

Em ambientes domésticos, a água dura geralmente é indicada pela falta de formação de espuma quando o sabão é agitado na água e pela formação de calcário em chaleiras e aquecedores de água.

Imagem ampliada de uma secção de tubulação de Caldeira de Vapor com incrustação devido ao acúmulo do Cálcio e Magnésio.

Para resolver o problema de dureza é realizado um processo chamado abrandamento, que é o processo químico através de troca iônica, onde os íons de cálcio e magnésio, responsáveis pela dureza da água e causadores das incrustações, são substituídos por íons solúveis de sódio. A mudança ocorre através da passagem da água por um leito de resina trocadora de íons, onde os íons de cálcio e magnésio são retidos pelos grânulos da resina que libera íons de sódio solúveis.

O que são Abrandadores?

Os abrandadores são vasos pressurizados, em formato cilíndrico vertical, construídos em aço carbono revestido com epóxi de alta espessura ou totalmente em fibra de vidro com internos em polipropileno.

Faixas de Vazão:

Vazões de 5,0 a 200,0 m³/hora

Imagem5
Divulgação BIOSIS: Filtro Abrandador de Água versão Aço Inox
Imagem6
Divulgação BIOSIS: Filtro Abrandador em PRFV

Funcionamento do Abrandador

1ª fase – Retrolavagem em sentido contracorrente;
2ª fase – Introdução de solução de salmoura a 10% através de um ejetor hidráulico movido pela força da água de diluição que succiona de um tanque a solução de salmoura concentrada a 23%;
3ª fase – Lavagem lenta para remover o excesso de regenerante;
4ª fase – Lavagem rápida ou pré-operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Olá! Como posso te ajudar?